Sites Parceiros:

Translate this Page

Rating: 2.7/5 (1031 votos)



ONLINE
2




          PARCERIA

Parceria

Ajude-nos a manter este site no ar. Doações a partir de R$ 2,00

Faça a sua! Abrace esta idéia.

Banco do Brasil - 001

Ag.: 0418-9

C.Poup.: 22772-2

Agnaldo Inácio

520

_________________________

  ACHOU UM POMBO ?

     INFORME AQUI !

_________________________


História Columbófila

 

HISTÓRIA

 Uma das aves mais antigas domesticadas pelo homem, o pombo vem marcando presença através da história desde os mais remotos tempos. Já no ano 1000 a.C., Salomão, o rei dos israelitas, mantinha contato com todo o seu império por meio desta ave. 

 

História do pombo correio na 1ª Guerra mundial

Os resultados dos primeiros jogos Olímpicos, realizados na Grécia antiga, foram anunciados através dos pombos, em diferentes locais. Da mesma forma eram feitas as transmissões dos combates efetuados no Coliseu Romano. Os egípcios orientavam os seus trabalhos agrícolas com auxílio de pombos, em épocas de cheia do Nilo. E tanto os gregos como os chineses, árabes, persas, hebreus, assim como outros povos, mantinham criações, pois estes animalzinhos eram o meio mais rápido de comunicação a distância de que dispunham.

 Mas se os antigos utilizavam-se desta ave de modo positivo e harmônico, mais tarde a funcionalidade de sua natureza passa a ser manipulada em prol da prepotência humana em tempos de guerra. Hoje em dia os pombos estão livres do papel de soldado. São criados por desportistas, que os tratam e treinam com atenção e carinho para competições, ou seja, corridas disputadas em diversos países, sendo assim chamados de "pombos de corrida".

 

1°e 2° GUERRA MUNDIAL

 Na 1ª Guerra Mundial, mais de 30.000 pombos foram utilizados nas frentes de combate, sobressaindo o episódio do forte de Vaux e a história da heróica batalha de Verdun; A Alemanha reconhecendo o perigo, ordenou o extermínio dos pombos-correio nas regiões ocupadas. 
  Na 2ª Guerra Mundial assistiu-se ao êxito das mensagens aladas sempre que as comunicações via rádio eram interceptadas ou perturbadas pelos adversários.

Comunicação efetuada na 1ª Guerra mundial com aves domésticas

Em conseqüência de seus esforços heróicos, muitos pombos correio receberam medalhas e honra. Um único pombo correio dos E.U., chamado "G.I. Joe," foi concedido a medalha de Dicken em Londres pela bravura por ter salvo aproximadamente 1.000 soldados britânicos na segunda guerra mundial. "G.I. Joe" é o único pássaro ou animal nos Estados Unidos que foi dada essa concessão elevada.

 Infelizmente, é na Primeira Grande Guerra Mundial (1914-1918) que os pombos correio demonstraram toda a força da sua capacidade. Voando em péssimas condições, muitas vezes chegavam intoxicados aos pombais, depois de terem passado pelas zonas de ação militar.  Dotados de minúsculos equipamentos, eles filmavam territórios inimigos, levavam mensagens, e, aos pombos vulgares restava a triste missão de proteger seus co-irmãos: carregados de cargas explosivas atraíam a atenção das aves de rapina, que eram postas em campo com a função de atingir os mensageiros.

 Tiveram um papel significativo também na Segunda Guerra, e até bem pouco tempo atrás o exército de alguns países ainda mantinham pombais.

 As seguintes fotos,  caracterizam os pombos correio que serviram o exército dos ESTADOS UNIDOS.

 Anzio Menino 

 Em 1957, os Estados Unidos transferiram dois pombos herói ao parque zoológico nacional, situado em Washington C.C., após o término das missões.

&Spike de Mocker

Mocker voou 52 missões e foi ferido em sua última missão. Foi concedido de "a cruz distinto serviço," as.well.as o "Croix francês De Guerre." Este pombo, no tempo esplêndido, na manhã de 12 setembro de 1918, da vizinhança de Beaumont, França, chegou carregando uma mensagem de grande importância, que desse a posição de determinadas baterias pesadas inimigas. Esta informação permitiu a artilharia americana de silenciar os injetores do inimigo dentro de vinte minutos. Mocker é o último pombo do herói de WWI a morrer (1937).
O pombo entregou a mensagens entre o calor da batalha em meio ao combate.  Ganhou a medalha de distinto serviço por voar 52 missões e cumprindo a ultima missão mesmo ferido.

Apex
Geronimo
Caesar
Bandeiras Cruzadas
Eureka
Aleta
G.I. Joe
Senhora Karen
Arranco

Entrega Especial

  Veja nas fotos, as cestas que foram usadas para carregar os pombos correio na segunda Guerra Mundial.

 

As forças armadas utilizaram algumas vezes pombais portáteis.

 

 Fotos da segunda Guerra Mundial 

 Na primeira foto está Carl e I, na frente de um pombal de combate em 24 outubro de 1945.

Veja o número de pombais na quarta foto "cada pombal abrigava 100 pombos durante o combate".

VOLTAR